- Nuevo
Família: Characidae
Nome comum: Neon rosa
Tamanho: 3-4cm
Água: pH: 6.0 – 7.2 ; GH: 2-8
Temperatura: 24º- 28ºC
Alimentação: Omnívoros. Na natureza alimenta-se de pequenos insectos e crustáceos, completando a sua dieta com algumas algas e rebentos de plantas tenras.
Distribuição: Bacia do rio Amazonas, rio Essequibo.
Dimorfismo sexual: O macho é mais pequeno as fêmeas esta têm o ventre muito mais volumoso e arredondado.
Comportamento: São peixes pacíficos que formam grandes cardumes, em aquário devesse ter no mínimo 5, sendo o ideal cardumes superiores a 10 peixes. Não são muito exigentes quanto ao tamanho do aquário, mas no mínimo deve ter 60cm de comprimento, em relação às características do pH, DH, também não requerem grandes cuidados, embora não apreciem águas calcárias.
Reprodução: São sem dúvida dos neons mais fáceis de reproduzir em aquário, basta seguirem os seguintes passos:
Preparação do aquário de desova – Um aquário com 40 a 60cm é suficiente. O fundo deve ser coberto com seixos ou com berlindes, um tufo de musgo de Java, não muito compactado, que ocupe no mínimo 1/3 do aquário, onde os peixes vão desovar. A filtragem deve ser feita por um filtro de esponja com fluxo suficiente para movimentar toda a superfície da água.
Nota muito importante este aquário não deve ter qual quer tipo de iluminação, mas convém receber um pouco de claridade natural de manhã, (os ovos são fotossensíveis).
Parâmetros da água – temperatura 24ºC; pH 6.5-6.8; GH 2, a água não deve ter calcário, para isso aconselho o uso de uma resina” anti-calcário.
Preparação dos reprodutores: os peixes devem ser bem alimentados, apesar de comida seca, de boa qualidade, ser suficiente, a distribuição de comida viva, dafnias, vermes de Grindal, ou ciclops, são um factor estimulante para a desova. O aquário deve estar a 26-27ºC e com pH 6.8-7.0.
Quando as fêmeas estiverem o ventre com aspecto inchado e o ovopositor visível, estão prontas para serem mudadas para o aquário de desova, que já deve estar previamente preparado como descrito acima. As fêmeas devem ser postas durante o dia e os machos só à noite.
Se os peixes estiverem prontos para a desova esta vai ocorrer na manhã seguinte, durante as primeiras horas do dia, passado 3 a 4 horas retira-se os peixes e cobre-se o aquário com um pano para ficar na penumbra durante 48horas, decorrido este tempo pode-se descobrir a frente do aquário e verificar se já se encontram alevins agarrados aos vidros.
Os peixes recém nascidos vão estar 24 a 36horas a reabsorver o saco vitelino, após este período começa a etapa mais delicada da criação, a alimentação, que tem de ser à base de micro organismos, que se podem obter de uma cultura de infusórios”, só passado 7 dias é que se deve fornecer nauplios” de artemia salina ou micro vermes, comida seca em pó muito fino também pode ser usada.
Caso não se verifique a desova, deve-se repetir o processo todo de início.
O acondicionamento dos machos e das fêmeas em aquários separado facilita a sua preparação para a desova, pois assim evita que comecem a desova no aquário de acondicionamento.
- Tipo de Peixe
- Peixe de Limpeza
- Porte
- Pequeno
- Origem
- Sul Americana
- Sociabilização
- Peixe de Cardume