- Novo
Nome popular: Rásbora kubotai, Kubota's Microrasbora, Neon Yellow Rasbora
Nome científico: Microdevario kubotai - Kottekat, M. and K.E. Witte, 1999
Sinônimos: Microrasbora kubotai
Família: Cyprinidae
Origem: Ásia / Tailândia
Sociabilidade: Cardume
pH: 6.0 - 7.4
Dureza: 5 - 19
Temperatura: 22 - 26º
Tamanho adulto: 2 - 2,5 cm
Alimentação: Onívoro / Aceita bem qualquer tipo de ração. Alimentos vivos como enquitréias, artêmias e daphnia devem ser oferecidos sempre, para manter a saúde e incentivar a reprodução. Recomenda-se ração específica para peixes pequenos pois sua boca é diminuta.
Comportamento: São agitados e inquietos, nadam constantemente em pulinhos, procurando comida e perseguindo companheiros da mesma espécie. Gostam de estar sempre em grupos, por isso o ideal é mantê-los em cardumes com grande quantidade de indivíduos. Preferem a parte superior e média do aquário. Peixes grandes e agitados demais podem intimidá-los.
Aparência: O corpo é transparente ou levemente amarelado com uma faixa neon esverdeada em todo o comprimento que é mais ou menos notada de acordo com as condições de luz. A região abdominal também é bastante reflexiva, com cintilância verde e amarela. Em algumas condições de iluminação nota-se uma bela iridescência azulada no dorso. As nadadeiras são translúcidas, mas podem adquirir uma leve coloração amarelada quando o peixe está bem adaptado.
Dimorfismo Sexual: Difícil de determinar. Fêmeas costumam ter o ventre maior, principalmente em época de reprodução.
Reprodução: Em um aquário específico com bastante plantas, como musgos, e pouca iluminação, ou uma grade de proteção para os ovos no fundo. Aumentar um pouco a temperatura pode incentivar a desova.
A proteção dos ovos com a grade ou plantas é importante pois são peixes disseminadores livres, ou seja, a fêmea libera os ovos na água para serem fertilizados pelo macho logo em seguida e caírem no substrato. Os pais comem os ovos e as crias, devem ser retirados do aquário logo após a desova. Os ovos eclodem entre 12 e 48 horas, os alevinos podem ser alimentados assim que consumirem o saco vitelino e começarem a nadar. Como são muito pequenos o alimento ideal são infusórios, depois da primeira semana já podem comer algo maior, como náuplios de artêmia e microvermes.
- Tipo de Peixe
- Peixe de Cardume
- Porte
- Pequeno
- Origem
- Asiatica
- Sociabilização
- Peixe de Cardume